Você está em: 
FG12 1a Circular - Português
     
 

FG12 1a Circular - Português

 

1ª Circular

 

Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos

 

26 a 31 de julho de 2020

Universidade Federal de Santa Catarina

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

 

O Seminário Internacional Fazendo Gênero é realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desde 1994, reunindo pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema deste ano é "Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos".

A concepção geral do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 coloca-se no debate atual dos feminismos e das visibilidades de minorias, reconhecendo a importância das vozes que falam por si e por um comum compartilhado, reivindicando direitos, quando e sempre que o contexto e a força das mediações as ameaçar de silenciamento. No plural, os lugares de fala anunciam não uma forma estática de expressão e enfrentamento, mas um agenciamento de diversidades em chave interseccional, configurando uma busca por direitos que não pode desprezar a importância das relações e dos afetos que caracterizam as lutas na contemporaneidade. Assim, na política dos lugares de fala aqui engendrada, resta o gesto relacional dos encontros afetivos como reconhecimento dos corpos e dos espaços de luta de muitas vidas que resistem aos poderes, reorganizando as dinâmicas da existência em contato, na inelutável articulação entre as diversidades, os direitos reivindicados e os afetos. Além disso, o Seminário Internacional Fazendo Gênero assume um caráter transnacional ao procurar estabelecer laços entre os feminismos de diversos continentes e busca promover um espaço de interlocução, considerando os contextos diversos entre os diferentes campos do conhecimento, as suas expressões artísticas, e entre os movimentos sociais e a academia.

Assim, a concepção do encontro é plural, buscando abrir espaços e horizontes. As línguas oficiais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 serão português, espanhol e inglês. Além disso, pioneiramente, o evento possibilitará a apresentação de trabalhos em libras.

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 terá várias modalidades de participação: Simpósios Temáticos, Minicursos, Oficinas, Pôsteres (para estudantes de graduação e Ensino Médio), Mostra Audiovisual, Mostra de Arte Feminista (III Exposição Arte e Gênero), Mostra de Fotografias, Programação Cultural, Performances, Lançamento de livros, revistas e materiais didáticos, Rodas de Conversa, Ouvintes. Em breve, os calendários, tarifas e demais regras para inscrição em cada modalidade estarão disponíveis na página http://fazendogenero.ufsc.br/12/.

 

CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE SIMPÓSIOS

 

Instruções para apresentação de Propostas de Simpósio Temático

A chamada também está disponível em LIBRAS!

Os Simpósios Temáticos (ST) funcionarão, em dois blocos de duas tardes cada, com o objetivo de reunir os trabalhos apresentados sobre diferentes temáticas dos estudos de gênero, mulheres, feminismos e sexualidades, propiciando o encontro e o diálogo interdisciplinar de pesquisadoras/es em torno de um mesmo tema, e serão coordenados por pelo menos duas e, no máximo, três pessoas, sendo pelo menos uma doutora, e vinculadas a instituições diferentes. A proposta é que os simpósios sejam propostos e coordenados por ativistas, artistas e doutoras. Para comprovação da titulação, as doutoras precisarão apresentar o currículo Lattes; as artistas apresentarão um portfólio; e as ativistas, um memorial.

Os Simpósios serão divididos em dois Ciclos: Ciclo A (2ª e 3ª-feira) e Ciclo B (5ª e 6ª-feira). Para ser efetivado, cada Simpósio, independentemente do Ciclo, deverá ter um mínimo de 15 e um máximo de 20 trabalhos inscritos. Caso o Simpósio tenha 40 ou mais trabalhos inscritos julgados aprovados, poderá ser proposta a sua extensão por mais um Ciclo à comissão científica. Os STs acontecerão no período da tarde, das 14h às 17h.

Os trabalhos apresentados nos Simpósios Temáticos poderão incluir performances, relatos de experiências ou outras formas de expressão, desde que tenham aderência ao tema do ST e sejam julgados relevantes pelas coordenadoras dos Simpósios.

 

Orientações gerais

 

  • As inscrições para propor Simpósios Temáticos podem ser feitas de 04 de junho de 2019 até a meia-noite do dia 12 de agosto de 2019, horário de Brasília.
  • A seleção das propostas de Simpósio será realizada pela comissão científica designada pela organização do evento. As propostas serão avaliadas pela sua consistência; relevância; aderência aos estudos de gênero, feminismos e sexualidades; e clareza, priorizando-se aquelas que se vincularem ao tema central do evento.
  • Os Simpósios Temáticos devem ser ligados a algum dos seguintes eixos temáticos, sempre articulados com os estudos de gênero e feministas:

1.          Artes;

2.          Conflitos;

3.          Deficiências;

4.          Direitos Humanos;

5.          Direitos reprodutivos;

6.          Economia;

7.          Educação;

8.          Meio Ambiente;

9.          Mídias;

10.       Migrações;

11.       Movimentos Sociais;

12.       Mundo Rural;

13.       Política;

14.       Raça e Etnia;

15.       Religião;

16.       Saúde;

17.       Sexualidades;

18.       Trabalho;

19.       Transidentidades;

20.       Violências.

 

  • O resultado será divulgado na área de inscrição das/dos proponentes de ST no dia 02 de setembro de 2019.
  • O pagamento da inscrição dos proponentes de ST deverá ser realizado até o dia 10 de setembro de 2019. As inscrições de comunicação oral nos STs aprovados apenas serão liberadas após a confirmação do pagamento da inscrição das/os proponentes.

 

São responsabilidades das/os coordenadoras/es de Simpósios Temáticos:

 

  • Aprovação e organização das apresentações dos trabalhos avaliados, utilizando o site do evento;
  • Receber, avaliar e selecionar os trabalhos inscritos no seu Simpósio Temático, por meio do sistema;
  • Postar, nas datas previstas, a relação de trabalhos aceitos em seu ST;
  • Organizar as sessões de apresentação;
  • Coordenar as atividades do ST durante o evento;
  • Apresentar um relatório final, através de formulário, sobre as atividades desenvolvidas no ST.

 

 

 

ATENÇÃO: A comissão organizadora não garante qualquer subsídio para a vinda de coordenadoras/es de Simpósios Temáticos.

 

IMPORTANTE: As orientações e prazos para inscrição nas demais modalidades estarão disponíveis no site http://fazendogenero.ufsc.br/12/ em breve. Assine a newsletter, e fique informada!

 

A UFSC e Florianópolis lhe dão as boas-vindas

Florianópolis é uma cidade turística, localizada em uma ilha no sul do Brasil, cercada por lindas praias e paisagens e com importantes universidades e movimentos que são referência no campo dos estudos feministas e de gênero no país. Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, está próxima dos grandes centros do Brasil e do Cone Sul da América do Sul. A Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina abrigam o Instituto de Estudos de Gênero, um dos principais centros de estudos sobre mulheres, feminismos, gênero e sexualidades do Brasil, que promove, desde 1994 o Fazendo Gênero (www.fazendogenero.ufsc.br) e, desde, 1999 sedia a publicação da Revista Estudos Feministas (www.scielo.br/ref).

 

 



Visite o web-site da DYPE Soluções!

Desenvolvido por Dype Soluções

ADM